SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Bem vindo a MILTON BRANDÃO/PI

História

Dia do Piauí

...

O Piauí era povoado por diversos povos indígenas antes das primeiras incursões exploratórias que adentraram pelo sul do seu território, no século XVII. Uma das particularidades da sua história de formação com relação aos demais estados nordestinos se inicia a partir de então, uma vez que as expedições que levariam ao posterior povoamento de suas terras se deram pelo interior.

A ocupação aconteceu em decorrência da expansão da criação de gado, daí a importância da pecuária bovina para o estado. Esse processo se deu inicialmente seguindo o curso dos rios, como o Gurguéia. Além dos bandeirantes paulistas que chegaram à região na segunda metade do século XVII, destacou-se também a presença dos criadores vindos da Bahia. Decorre dessas incursões a fundação de Oeiras, em 1695, que foi estabelecida como primeira capital do estado no ano de 1759.

Em 1718 foi criada a capitania de São José do Piauí, que veio a se tornar uma província no século XIX, mais precisamente em 1821. No ano em que o Brasil foi declarado como uma república, 1889, o Piauí se tornou oficialmente um estado. Seu nome é derivado do tupi-guarani, e significa “rio dos piaus”."

fonte: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/piaui.htm