I ENCONTRO DE APICULTORES DE MILTON BRANDÃO

Data de Publicação: 20/05/2022

A Prefeitura Municipal de Milton Brandão, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na manhã de hoje (20/05), o I ENCONTRO DE APICULTORES DE MILTON BRANDÃO: Um evento de suma importância para o desenvolvimento e potencialização da Apicultura no nosso município: A programação contou: com palestras sobre a importância da profissionalização da atividade apícola (Sr° Nazion da Empresa Super Mel), houve entrega de Certificados de Curso de Apicultura Básica (SEBRAE) para melheiros das comunidades Bracinho e Cajueiro. Em seguida, Emater (Dionísio) e Agro Amigo (Rogério) falaram sobre a importância dos projetos de Apicultura no município. Na sequência houve palestra sobre a importância ambiental da Apicultura, com o Sr Laurielson Alencar (SEBRAE). E por fim teve a exposição de produtos e materiais da Apicultura e ainda a Exposição de Produtos dos alunos da EFASA - Santa Ângela.
"Ressaltamos e agrademos a presença e o apoio de todos que não mediram esforços para realizar esse grandioso evento: Todas as Secretarias, os funcionários que fazem a administração  Evangelhista Resende, as instituições parceiras: EFASA, SEBRAE, EMATER, AGROAMIGO, aos Apicultures, enfim todos aqueles que direto ou indiretamente contribuíram com o evento".
O apicultor atua diretamente na criação de abelhas e no seu manejo para incentivar a produção de mel com qualidade para o consumo humano, de modo profissional ou como hobby. É uma atividade muito antiga, originária do Oriente. A espécie de abelha criada pelos apicultores é a Apis mellifera, que, além de produzir o mel, também produz cera, pólen, geleia real, própolis e até mesmo o veneno, que pode ser utilizado na medicina. Mas o apicultor também pode criá-las com outras finalidades, como a de vender espécimes para outros apicultores, ou então para utilizá-las na polinização de determinadas áreas (apicultura migratória). Há ainda apicultores amadores que apenas criam abelhas pela satisfação de colherem o próprio mel, assim como também há apicultores que criam abelhas com intenções científicas, para observação de comportamento e outras ações.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MILTON BRANDÃO

CNPJ: 01.612.590/0001-76