MULTIRÃO DE LIMPEZA NA LADEIRA DA COMUNIDADE SÃO GONÇALO

Data de Publicação: 28/04/2022

A Prefeitura Municipal de Milton Brandão, através das Secretarias de Meio Ambiente, Juventude e Educação, realizou na tarde desta quinta feira (28/04), um mutirão de limpeza na ladeira da comunidade São Gonçalo. Na ocasião demos início a limpeza de uma área onde ocorreu o descarte incorreto de uma grande quantidade de lixo. E nos próximos dias retornaremos ao local, para finalizar a limpeza do mesmo.
Não é novidade que a poluição pelo descarte incorreto de lixo pode gerar problemas irreparáveis para a biodiversidade do planeta. Um dos principais fatores que culminam nesses problemas é a intoxicação por plástico, produtos tóxicos e metais pesados pela fauna e até mesmo pelas plantas, através da contaminação no solo. Um dos assuntos bastante comentado sobre esse tema atualmente é a poluição dos oceanos, a qual 80% se faz por lixo de descarte incorreto.
Existem muitas maneiras pelas quais esses resíduos chegam nos nossos mares e uma delas é bem pouco comentada: o descarte de lixo pelos condutores nos automóveis que trafegam nas rodovias. Através dos ventos e das chuvas, esses detritos são empurrados para os rios e riachos mais próximos e podem chegar, enfim, ao mar.
Os materiais como garrafas PET, latas, papel, papelão, recipientes de vidros, sacolas e pneus são os mais encontrados em beiras de estrada. Esses resíduos têm potencial reciclável e deveriam ser encaminhados a centros de reciclagem, ao invés disso, muitas vezes, são descartados nas rodovias trazendo grandes transtornos à vida silvestre e aos usuários das estradas.
Segundo o Instituto de Alberta para a Conservação da Vida Selvagem (AIWC), um centro de tratamento e reabilitação da fauna silvestre no Canadá, uma das grandes causas de injúrias tratadas no centro é a colisão entre animais-veículos causada diretamente pelo lixo disposto nas rodovias. Outros perigos envolvendo a fauna e o lixo nas margens, relatados pelo AIWC, são: asfixia pelos resíduos de plástico ou de vidro que ficam trancados no focinho ou no pescoço, cortes profundos pelos resíduos de vidro quebrado e intoxicação ou envenenamento. Apesar de todos os perigos, o lixo jogado nas margens das estradas acaba sendo um atrativo para os animais, que possuem os sensos de visão e cheiro bastante aguçados, influenciando a aproximação com a rodovia, nesses casos.
Outros transtornos causados pelos lixos nas rodovias são a proliferação de vetores como moscas e mosquitos, favorecendo a disseminação da dengue, muitas vezes; o entupimento dos canais de drenagem das pistas, contribuindo para o alagamento das mesmas; a poluição dos corpos d’água próximos e os incêndios causados pelas bitucas de cigarro.
Ainda que jogar lixo em uma rodovia seja considerado infração média pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), passível de multa e acúmulo de pontos na carteira, essa prática segue sendo bastante comum. Talvez a dificuldade de fiscalização seja um amparo para os motoristas e acompanhantes menos sensibilizados com essa causa. Ou talvez esse seja um problema educacional, pela falta de informação as pessoas não enxergam os danos que jogar uma casca de banana no matinho do lado da rodovia podem trazer à fauna local, por exemplo. Ao jogar restos orgânicos na beira da rodovia, como cascas de frutas, estamos contribuindo tanto para que os animais sejam atraídos até as margens e, eventualmente, atropelados quanto colaborando para que toda a cadeia alimentar se altere naquele local, em função da mudança do micro ecossistema que um resíduo orgânico traz para o solo.
Esse assunto precisa de mais olhares e de voz para podermos construir medidas mais eficientes, porque se trata de saúde pública e ambiental.
Por ora, cada um de nós pode contribuir fazendo a sua parte em relação ao descarte de resíduos: utilize saquinho reutilizável de lixo para o carro, até que possa fazer o descarte nas lixeiras adequadas; lave bem as garrafas e outros recipientes recicláveis, para evitar atrair os animais pelo cheiro; esmague as latas de bebidas e coloque o lacre dentro para evitar que animais se asfixiem ou se machuquem; não descarte produtos de limpeza ou químicos junto com os materiais recicláveis; corte as embalagens de fardo de bebidas que possuem anéis pra evitar que o resíduo fique preso a alguma parte do corpo do animal e, por fim, compartilhe essas ideias com outras pessoas para que todos tenham acesso a essas informações e possam contribuir para uma via mais segura, tanto para os animais quanto para nós.
Tenha em mente que não é só no oceano que o lixo tira vidas.

fonte complementar: https://faunanews.com.br/2020/07/02/muito-alem-do-descarte-incorreto-o-lixo-nas-rodovias-tambem-afeta-os-animais/