DIA MUNDIAL CONTRA A TUBERCULOSE

A Tuberculose trata-se de doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges.

Data de Publicação: 24/03/2022

A Tuberculose no mundo e no Brasil

Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo.

Em relação ao Brasil, o país continua entre os 30 países de alta carga para a tuberculose e para coinfecção TB-HIV, sendo, portanto, considerado prioritário para o controle da doença no mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS)1,2.

Em 2020, o Brasil registrou 66.819 casos novos de tuberculose, com um coeficiente de incidência de 31,6 casos por 100 mil habitantes. Em 2019, foram notificados cerca de 4,5 mil óbitos pela doença, com um coeficiente de mortalidade de 2,2 óbitos por 100 mil habitantes, conforme dados do boletim epidemiológico publicado em 2021 pelo Ministério da Saúde.

Ainda, segundo dados da Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Alguns fatores contribuem para a disseminação da doença, tais como a pobreza e má distribuição de renda, a AIDS, a desnutrição, as más condições sanitárias e a alta densidade populacional.

Sinais e sintomas mais frequentes:

– tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;

–cansaço excessivo e prostração;

– febre baixa geralmente no período da tarde;

– suor noturno;

– falta de apetite;

– emagrecimento acentuado;

– rouquidão.

Prevenção e Tratamento

A vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS), protege a criança das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a tuberculose meníngea. A vacina está disponível nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde e maternidades.

Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até os quatro anos, 11 meses e 29 dias.

O tratamento da doença é feito mediante uso de medicações específicos e é fundamental o acompanhamento médico durante este período.

Ao identificar os sintomas o paciente deve se dirigir imediatamente a uma unidade de saúde e relatar a condição de saúde suspeita.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MILTON BRANDÃO

CNPJ: 01.612.590/0001-76